大咖福利影院

Menu
大咖福利影院
Buscar
Revista
Buscar

Tu experiencia sobre el choque cultural en Brasil

Javier

Hola a todas y todos,

Vivir en otro pa铆s implica conocer sus diferentes elementos culturales. C贸digos sociales, maneras, costumbres, gestos, todos estos detalles forman parte de la cultura de una manera m谩s sutil pero no menos importante.

Est谩 claro que lo que es normal en un pa铆s no lo es tanto en otro. 驴C贸mo lo has vivido? Expl铆canos tu experiencia al respecto, tus an茅cdotas graciosas o embarazosas y comp谩rtelas para que aprendamos de tu trayectoria.

Gracias por vuestras aportaciones al tema.

Javier

See also

Vivir en Brasil: la gu铆a para expatriadosTrabajar como maestra en educaci贸n especial en Brasil siendo cubanaNuevo miembro del foro Brasil, pres茅ntate aqu铆 - 2026Gestionar las comidas como expatriado en BrasilSalarios en Brasil: c贸mo se componenTrabajar como enfermera en BrasilGestionar buzones o apartados de correos en Brasil
Patohoney

Hola Javier, es muy interesante y util tu planteo. Lo considero imprescindible para poder residir, todo lo que tiene que ver con聽 costumbres y cuestiones culturales. Lo que es obvio para nosotros (En el caso de los Argentinos), en Brasil no lo es. Por ejemplo la forma en la que nos expresamos, el tono y el tipo de palabras. No es muy aceptado en Brasil el insulto o la omision de los saludos y/o cumprimentos. Para sociabilizar completamente es un buen complemento conocer algo de musica y tradiciones tambien. Pero sepan eso, dialogar con tranquilidad y con efusividad cero es clave en Brasil para lograr aceptacion. Es mi opinion y opinion de amigos brasile帽os que tengo.
Saludos!

nandox

Hola. Dios los bendiga a todos si es complicado la comida , idioma muchas an茅cdotas pero saben la gente en Brasil es muy amable

Patohoney

Coicido!! Los Brasile帽os son muy atentos y amables. Saludos

Muriel renaud

Hola buenas tardes a todos , desde luego la m铆a no es muy buena me cuesta mucho adptarme a Brasil la falta de sanidad publica , la falta de seriedad en el trabajo y el d铆a a dia , es una pena porque es un pais con muchos recursos , si vienes de turista es ideal pero para vivir el hecho de ser Europeo ya te vale e aumento de precio en todo .

Patohoney

Porque decis que por ser europeor tenes aumento de precio en todo?

Deal

Hola Muriel. El problema es que Natal y alrededores es para pasarlo bien en plan turista. No es sitio para vivir el d铆a a d铆a, porque entonces aflora la cruda realidad. Para ello opino que hay zonas con m谩s responsabilidad como puede ser Sao Paulo,, o mejor a煤n zonas no tan agobiantes como por ejemplo Santa Catarina. Y s铆. Coincido contigo que sale caro ser gringo especialmente en el norte.

Patohoney

Hola! Claro, es asi. Brasil tiene una fuerte demanda turistica, por lo cual hay mucha gente trabajando en ese rubro que mayormente no es el mejor remunerado. Pienso que, para contruir un sue帽o hay que planearlo con mucho cuidado. Si te vas a probar suerte, dependeras solamente de ese factor. Considero que la Ciudad con mas posibilidades laborales es y seguira siendo Sao Paulo, por una sencilla razon: Es el principal centro financiero y culturales mas importantes del mundo, ademas segun lo que se proyecta su economia se triplicara para el a帽o 2020 lo cual la convierte para quienes quieran trabajar en un potencial sitio de interes. Planeamiento, estudiar minuciosamente el objetivo creo que es la clave. Suerte!!

Joan

Hola Muriel renaud,

Bienvenida a 大咖福利影院!

Te invitamos a presentarte en el foro.

Cu茅ntanos mas sobre tu experiencia en Natal.

Joan
Equipo 大咖福利影院

F Lopez

Resido durante mi vida profesional en tres pa铆ses europeos, en el medio Oriente en Usa y en Brasil, por mi trabajo tuve que similar experiencias culturales por toda Europa, Am茅rica ,脕frica y Oriente Medio.聽

Al final termina en Brasil donde termine residiendo hasta ahora. Conozca bien el Estado de Sao Paulo y se de colonias espantarlas resultado de emigraciones masivas desde la primera guerra mundial hasta ahora as铆 como algunos espa帽oles que se convirtieron con el tiempo en personajes en sus comunidades. Creo que podr铆a darte indicaciones sobre los temas que te interesan.

Si crees que puede valerte la pena contactarme y vemos de profundizar un poco en el tema. Yo uso normalmente videoconferencia de Skype o Hangout de Google para comunicarme..

Saludos.
Francisco..

Patohoney

Sobre que temas podrias darme indicaciones?

Muriel renaud

Hola buenas tardes , mi experiencia no quiere decir q generalice ni mucho menos , los Brasile帽os por lo menos en en norte son amables con los turistas porque hay 鈧 pero si tienes q convivir a su lado no les gusta demasiado , supongo q por todo lo q ha pasado en esta zona ( turismo de sexo y trafico etcc) eres Europeo y autom谩ticamente todo vale mas聽 y eso al final te molesta puesto q estas en la misma situaci贸n q ellos , no he podido escoger el destino porque si lo hubiera sabido desde luego q aqu铆 no , esa es mi manera de pensar y ya llevo un a帽o aqu铆 , si puedo ayudar a alguien q quiera venir lo har茅 con mucho gusto puesto q yo no he tenido nadie. para orientarme y eso es fundamental

Nestor1

Hola Muriel!

Me identifiqu茅 con lo que escribiste. Viv铆 2 a帽os en Natal y el trato para el extranjero, en su mayor铆a de veces, es diferente. jajaja En Ponta Negra cuando una agua de coco vale R$1,50 R$2,00, al extranjero se la cobran a R$ 5,00 - R$8,00.

En realidad Brasil por ser un pa铆s tan grande, existen diversidades dependiendo en el lugar que viven. Cierta cantidad de personas emigran para S茫o Paulo o Rio y piensan que las "oportunidades" de dichas ciudades son repicables para las otras ciudades o estados de BR.

Estas en Natal o en Parnamirim? C贸mo ha sido tu experiencia con el arriendo de inmuebles? con los buses de la ciudad? con las salidas a restaurantes? Tienes alguna persona de la ciudad que te colabore?

Saludos y "saudades da tapioca e o cuzcus" Vixe!!

Muriel renaud

Hola primero gracias por contestar y compartir mi opinion , menos mal q tengo casa aqui y desde luego los alquileres no tienen nada q ver con la realidad de los autobuses ni hablemos bueno la verdad es q hay tantas cosas q contar q me ahrian falta dias y dias , vivo en Natal cerca del shoping .

Freddy12

Esto est谩 muy bueno y estimo es aplicable a muchos paises o casi todos de latinoam茅rica ( est谩 traducido al portuguez):
Querido Brasil,
O Carnaval acabou. O 鈥渁no novo鈥 finalmente vai come莽ar e eu estou te deixando para voltar para o meu pa铆s.
Assim como v谩rios outros gringos, eu tamb茅m vim para c谩 pela primeira vez em busca de festas, lindas praias e garotas. O que eu n茫o poderia imaginar 茅 que eu passaria a maior parte dos 4 煤ltimos anos dentro das suas fronteiras. Aprenderia muito sobre a sua cultura, sua l铆ngua, seus costumes e que, no final deste ano, eu me casaria com uma de suas garotas.
N茫o 茅 segredo para ningu茅m que voc锚 est谩 passando por alguns problemas. Existe uma crise pol铆tica, econ么mica, problemas constantes em rela莽茫o 脿 seguran莽a, uma enorme desigualdade social e agora, com uma poss铆vel epidemia do Zika v铆rus, uma crise ainda maior na sa煤de.
Durante esse tempo em que estive aqui, eu conheci muitos brasileiros que me perguntavam: 鈥淧or que? Por que o Brasil 茅 t茫o ferrado? Por que os pa铆ses na Europa e Am茅rica do Norte s茫o pr贸speros e seguros enquanto o Brasil continua nesses altos e baixos entre crises d茅cada sim, d茅cada n茫o?鈥
No passado, eu tinha muitas teorias sobre o sistema de governo, sobre o colonialismo, pol铆ticas econ么micas, etc. Mas recentemente eu cheguei a uma conclus茫o. Muita gente provavelmente vai achar essa minha conclus茫o meio ofensiva, mas depois de trocar v谩rias ideias com alguns dos meus amigos, eles me encorajaram a dividir o que eu acho com todos os outros brasileiros.
Ent茫o a铆 vai: 茅 voc锚.
Voc锚 茅 o problema.
Sim, voc锚 mesmo que est谩 lendo esse texto. Voc锚 茅 parte do problema. Eu tenho certeza de n茫o 茅 proposital, mas voc锚 n茫o s贸 茅 parte, como est谩 perpetuando o problema todos os dias.
N茫o 茅 s贸 culpa da Dilma ou do PT. N茫o 茅 s贸 culpa dos bancos, da iniciativa privada, do esc芒ndalo da Petrobras, do aumento do d贸lar ou da desvaloriza莽茫o do Real.
O problema 茅 a cultura. S茫o as cren莽as e a mentalidade que fazem parte da funda莽茫o do pa铆s e s茫o respons谩veis pela forma com que os brasileiros escolhem viver as suas vidas e construir uma sociedade.
O problema 茅 tudo aquilo que voc锚 e todo mundo a sua volta decidiu aceitar como parte de 鈥渟er brasileiro鈥 mesmo que isso n茫o esteja certo.
Quer um exemplo?
Imagine que voc锚 est谩 de carona no carro de um amigo tarde da noite. Voc锚s passam por uma rua escura e totalmente vazia. O papo est谩 bom e ele n茫o est谩 prestando muita aten莽茫o quando, de repente, ele arranca o retrovisor de um carro super caro. Antes que algu茅m veja, ele acelera e vai embora.
No dia seguinte, voc锚 ouve um colega de trabalho que voc锚 mal conhece dizendo que deixou o carro estacionado na rua na noite anterior e ele amanheceu sem o retrovisor. Pela descri莽茫o, voc锚 descobre que 茅 o mesmo carro que seu brother bateu 鈥渟em querer鈥. O que voc锚 faz?
A) Fica quieto e finge que n茫o sabe de nada para proteger seu amigo? Ou
B) Diz para o cara que sente muito e for莽a o seu amigo a assumir a responsabilidade pelo erro?
Eu acredito que a maioria dos brasileiros escolheria a alternativa A. Eu tamb茅m acredito que a maioria dos gringos escolheria a alternativa B.
Nos pa铆ses mais desenvolvidos o senso de justi莽a e responsabilidade 茅 mais importante do que qualquer indiv铆duo. H谩 uma consci锚ncia social onde o todo 茅 mais importante do que o bem-estar de um s贸. E por ser um dos principais pilares de uma sociedade que funciona, ignorar isso 茅 uma forma de ego铆smo.
Eu percebo que voc锚s brasileiros s茫o solid谩rios, se sacrificam e fazem de tudo por suas fam铆lias e amigos mais pr贸ximos e, por isso, n茫o se consideram ego铆stas.
Mas, infelizmente, eu tamb茅m acredito que grande parte dos brasileiros seja extremamente ego铆sta, j谩 que priorizar a fam铆lia e os amigos mais pr贸ximos em detrimento de outros membros da sociedade 茅 uma forma de ego铆smo.
Sabe todos aqueles pol铆ticos, empres谩rios, policiais e sindicalistas corruptos? Voc锚 j谩 parou para pensar por que eles s茫o corruptos? Eu garanto que quase todos eles justificam suas mentiras e falcatruas dizendo: 鈥淓u fa莽o isso pela minha fam铆lia鈥. Eles querem dar uma vida melhor para seus parentes, querem que seus filhos estudem em escolas melhores e querem viver com mais seguran莽a.
脡 curioso ver que quando um brasileiro prejudica outro cidad茫o para beneficiar sua fam铆lias, ele se acha altru铆sta. Ele n茫o percebe que altru铆smo 茅 abrir m茫o dos pr贸prios interesses para beneficiar um estranho se for para o bem da sociedade como um todo.
Al茅m disso, seu povo tamb茅m 茅 muito vaidoso, Brasil. Eu fiquei surpreso quando descobri que dizer que algu茅m 茅 vaidoso por aqui n茫o 茅 considerado um insulto como 茅 nos Estados Unidos. Esta 茅 uma outra caracter铆stica particular da sua cultura.
Algumas semanas atr谩s, eu e minha noiva viajamos para um famoso vilarejo no nordeste. Chegando l谩, as praias n茫o eram bonitas como imagin谩vamos e ainda estavam sujas. Um dos pontos tur铆sticos mais famosos era uma pedra que de perto n茫o tinha nada demais. Foi decepcionante.
Quando contamos para as pessoas sobre a nossa percep莽茫o, algumas delas imediatamente disseram: 鈥淎h, pelo menos voc锚 pode ver e tirar algumas fotos nos pontos tur铆sticos, n茅?鈥
Parece uma frase inocente, mas ela ilustra bem essa quest茫o da vaidade: as pessoas por aqui est茫o muito mais preocupadas com as apar锚ncias do que com quem eles realmente s茫o.
脡 claro que aqui n茫o 茅 o 煤nico lugar no mundo onde isso acontece, mas 茅 muito mais comum do que em qualquer outro pa铆s onde eu j谩 estive.
Isso explica porque os brasileiros ricos n茫o se importam em pagar tr锚s vezes mais por uma roupa de grife ou uma j贸ia do que deveriam, ou contratam empregadas e bab谩s para fazerem um trabalho que poderia ser feito por eles. 脡 uma forma de se sentirem especiais e parecerem mais ricos. Tamb茅m 茅 por isso que brasileiros pagam tudo parcelado. Porque eles querem sentir e mostrar que eles podem ter aquela super TV mesmo quando, na realidade, eles n茫o tenham dinheiro para pagar. No fim das contas, esse 茅 o motivo pelo qual um brasileiro que nasceu pobre e sem oportunidades est谩 disposto a matar por causa de uma motocicleta ou sequestrar algu茅m por algumas centenas de Reais. Eles tamb茅m querem parecer bem sucedidos, mesmo que n茫o contribuam com a sociedade para merecer isso.
Muitos gringos acham os brasileiros pregui莽osos. Eu n茫o concordo. Pelo contr谩rio, os brasileiros tem mais energia do que muita gente em outros lugares do mundo (vide: Carnaval).
O problema 茅 que muitos focam grande parte da sua energia em vaidade em vez de produtividade. A sensa莽茫o que se tem 茅 que 茅 mais importante parecer popular ou glamouroso do que fazer algo relevante que traga isso como consequ锚ncia. 脡 mais importante parecer bem sucedido do que ser bem sucedido de fato.
Vaidade n茫o traz felicidade. Vaidade 茅 uma vers茫o 鈥減hotoshopada鈥 da felicidade. Parece legal vista de fora, mas n茫o 茅 real e definitivamente n茫o dura muito.
Se voc锚 precisa pagar por algo muito mais caro do que deveria custar para se sentir especial, ent茫o voc锚 n茫o 茅 especial. Se voc锚 precisa da aprova莽茫o de outras pessoas para se sentir importante, ent茫o voc锚 n茫o 茅 importante. Se voc锚 precisa mentir, puxar o tapete ou trair algu茅m para se sentir bem sucedido, ent茫o voc锚 n茫o 茅 bem sucedido. Pode acreditar, os atalhos n茫o funcionam aqui.
E sabe o que 茅 pior? Essa vaidade faz com que seu povo evite bater de frente com os outros. Todo mundo quer ser legal com todo mundo e acaba ou ferrando o outro pelas costas, ou indiretamente s贸 para n茫o gerar confronto.
Por aqui, se algu茅m est谩 1h atrasado, todo mundo fica esperando essa pessoa chegar para sair. Se algu茅m decide ir embora e n茫o esperar, 茅 visto como cuz茫o. Se algu茅m na fam铆lia 茅 irrespons谩vel e fica cheio de d铆vidas, 茅 meio que esperado que outros membros da fam铆lia com mais dinheiro ajudem a pessoa a se recuperar. Se algu茅m num grupo de amigos n茫o quer fazer uma coisa espec铆fica, 茅 esperado que todo mundo mude os planos para n茫o deixar esse amigo chateado. Se em uma viagem em grupo algu茅m decide fazer algo sozinho, este 茅 considerado ego铆sta.
脡 sempre mais f谩cil n茫o confrontar e ser boa pra莽a. S贸 que onde n茫o existe confronto, n茫o existe progresso.
Como um gringo que geralmente n茫o liga a m铆nima sobre o que as pessoas pensam de mim, eu acho muito dif铆cil n茫o enxergar tudo isso como uma forma de desrespeito e auto-sabotagem. Em diversas circunst芒ncias eu acabo assistindo os brasileiros recompensarem as 鈥渧铆timas鈥 e punirem 脿queles que s茫o independentes e bem resolvidos.
Por um lado, quando voc锚 recompensa uma pessoa que falhou ou est谩 fazendo algo errado, voc锚 est谩 dando a ela um incentivo para nunca precisar melhorar. Na verdade, voc锚 faz com que ela fique sempre contando com a boa vontade de algu茅m em vez de ensina-la a ser respons谩vel.
Por outro lado, quando voc锚 pune algu茅m por ser bem resolvido, voc锚 desencoraja pessoas talentosas que poderiam criar o progresso e a inova莽茫o que esse pa铆s tanto precisa. Voc锚 impede que o pa铆s saia dessa merda que est谩 e cria ainda mais espa莽o para l铆deres med铆ocres e manipuladores se prolongarem no poder.
E assim, voc锚 cria uma sociedade que acredita que o 煤nico jeito de se dar bem 茅 traindo, mentindo, sendo corrupto, ou nos piores casos, tirando a vida do outro.
As vezes, a melhor coisa que voc锚 pode fazer por um amigo que est谩 sempre atrasado 茅 ir embora sem ele. Isso vai fazer com que ele aprenda a gerenciar o pr贸prio tempo e respeitar o tempo dos outros.
Outras vezes, a melhor coisa que voc锚 pode fazer com algu茅m que gastou mais do que devia e se enfiou em d铆vidas 茅 deixar que ele fique desesperado por um tempo. Esse 茅 o 煤nico jeito que far谩 com que ele aprenda a ser mais respons谩vel com dinheiro no futuro.
Eu n茫o quero parecer o gringo que sabe tudo, at茅 porque eu n茫o sei. E deus bem sabe o quanto o meu pa铆s tamb茅m est谩 na merda (eu j谩 escrevi aqui sobre o que eu acho dos EUA).
S贸 que em breve, Brasil, voc锚 ser谩 parte da minha vida para sempre. Voc锚 ser谩 parte da minha fam铆lia. Voc锚 ser谩 meu amigo. Voc锚 ser谩 metade do meu filho quando eu tiver um.
E 茅 por isso que eu sinto que preciso dividir isso com voc锚 de forma aberta, honesta, com o amor que s贸 um amigo pode falar francamente com outro, mesmo quando sabemos que o que temos a dizer vai doer.
E tamb茅m porque eu tenho uma m谩 not铆cia: n茫o vai melhorar t茫o cedo.
Talvez voc锚 j谩 saiba disso, mas se n茫o sabe, eu vou ser aquele que vai te dizer: as coisas n茫o v茫o melhorar nessa d茅cada.
O seu governo n茫o vai conseguir pagar todas as d铆vidas que ele fez a n茫o ser que mude toda a sua constitui莽茫o. Os grandes neg贸cios do pa铆s pegaram dinheiro demais emprestado quando o d贸lar estava baixo, l谩 em 2008-2010 e agora n茫o v茫o conseguir pagar j谩 que as d铆vidas dobraram de tamanho. Muitos v茫o falir por causa disso nos pr贸ximos anos e isso vai piorar a crise.
O pre莽o das commodities est茫o extremamente baixos e n茫o apresentam nenhum sinal de aumento num futuro pr贸ximo, isso significa menos dinheiro entrando no pa铆s. Sua popula莽茫o n茫o 茅 do tipo que poupa e sim, que se endivida. As taxas de desemprego est茫o aumentando, assim como os impostos que estrangulam a produtividade da classe trabalhadora.
Voc锚 est谩 ferrado. Voc锚 pode tirar a Dilma de l谩, ou todo o PT. Pode (e deveria) refazer a constitui莽茫o, mas n茫o vai adiantar. Os erros j谩 foram cometidos anos atr谩s e agora voc锚 vai ter que viver com isso por um tempo.
Se prepare para, no m铆nimo, 5-10 anos de oportunidades perdidas. Se voc锚 茅 um jovem brasileiro, muito do que voc锚 cresceu esperando que fosse conquistar, n茫o vai mais estar dispon铆vel. Se voc锚 茅 um adulto nos seus 30 ou 40, os melhores anos da economia j谩 fazem parte do seu passado. Se voc锚 tem mais de 50, bem, voc锚 j谩 viu esse filme antes, n茫o viu?
脡 a mesma velha hist贸ria, s贸 muda a d茅cada. A democracia n茫o resolveu o problema. Uma moeda forte n茫o resolveu o problema. Tirar milhares de pessoa da pobreza n茫o resolveu o problema. O problema persiste. E persiste porque ele est谩 na mentalidade das pessoas.
O 鈥渏eitinho brasileiro鈥 precisa morrer. Essa vaidade, essa mania de dizer que o Brasil sempre foi assim e n茫o tem mais jeito tamb茅m precisa morrer. E a 煤nica forma de acabar com tudo isso 茅 se cada brasileiro decidir matar isso dentro de si mesmo.
Ao contrario de outras revolu莽玫es externas que fazem parte da sua hist贸ria, essa revolu莽茫o precisa ser interna. Ela precisa ser resultado de uma vontade que invade o seu cora莽茫o e sua alma.
Voc锚 precisa escolher ver as coisas de um jeito novo. Voc锚 precisa definir novos padr玫es e expectativas para voc锚 e para os outros. Voc锚 precisa exigir que seu tempo seja respeitado. Voc锚 deve esperar das pessoas que te cercam que elas sejam responsabilizadas pelas suas a莽玫es. Voc锚 precisa priorizar uma sociedade forte e segura acima de todo e qualquer interesse pessoal ou da sua fam铆lia e amigos. Voc锚 precisa deixar que cada um lide com os seus pr贸prios problemas, assim como voc锚 n茫o deve esperar que ningu茅m seja obrigado a lidar com os seus.
Essas s茫o escolhas que precisam ser feitas diariamente. At茅 que essa revolu莽茫o interna aconte莽a, eu temo que seu destino seja repetir os mesmos erros por muitas outras gera莽玫es que est茫o por vir.
Voc锚 tem uma alegria que 茅 rara e especial, Brasil. Foi isso que me atraiu em voc锚 muitos anos atr谩s e que me faz sempre voltar. Eu s贸 espero que um dia essa alegria tenha a sociedade que merece.
Seu amigo,
Mark